top of page

Quem ?

 

Clayton Craveiro, nasceu no Rio de Janeiro. Cria da Vila de Noel e Martinho, adolesceu com os pés no Estácio e viveu por muitos anos na Lapa. Mesmo com toda a carioquice e calor do Rio, faz tempo que foi refrescar a vida na região serrana onde passou a escrever com mais afinco.

 

Ouvindo o rock, o samba, o blues, o R&B, o soul, música boa brasileira, chegou a compor algumas canções um tempo. Mas constata: "Foi só uma brincadeira. Autodidatismo musical para mim tem limite" - sorri.

 

Cresceu lendo os grandes cronistas brasileiros: Rubem Braga, Veríssimo, João Ubaldo, Ivan Lessa, Flávio Rangel, Carlos Eduardo Novaes, entre outros. E elenca seus contistas preferidos e com os estilos que mais o agradam são Dalton Trevisan, Rubem Fonseca e múltiplo, Millôr Fernandes.

​

Não faz nenhuma restrição a qualquer autor estrangeiro - "Nem os ruins. Como saber sem lê-los?!" Gosta da literatura latina e tem "um caso sério" com um best-selling do anos 80 - "O Perfume", do alemão Patrick Süskind - "A forma, a ideia dos extremos da personagem e a busca pelo objeto do desejo são geniais !".

​

Assistindo aos filmes de Tarantino e Felini, nasceu como autor literário, percebendo que a linguagem visual pode perfeitamente ser romanceada, fazendo o caminho inverso de bons roteiros e definindo bem seu próprio estilo.

 

Na Bienal do livro de 2005 lançou sua primeira cria, o romance "EU". Participou da antologia literária Poesia Viva da Editora Kronos no mesmo ano. Teve menção honrosa no Prêmio Literário em Nova Friburgo com o poema "Ri". Pela Editora Clube de Autores, lançou de forma independente em 2012 o livro "Erogenia", uma coletânea poética. Também em 2012 publicou o livro de contos "Killers - volume 1", iniciando um projeto que ainda está em andamento.

​

Em 2015 lançou o livro "Carnaval", que mistura minicontos e poesia.

​

Coletando textos como blogger e breves opiniões postadas nas redes sociais, lançou em 2015 o livro "Temporada de caça - crônicas 2013 - 2015". Para conhecer um pouco das opiniões do autor sobre assuntos cotidianos, política, relações na Web, entre outros temas. Nas publicações no Clube de Autores, cuidou pessoalmente de todas as capas, editoração e conteúdo gráfico de suas obras. Relançou, inclusive, seu primeiro livro "EU" em uma nova versão com o final estendido.

​

Valem as leitura ! 

​

Divide seu tempo entre a família, seu trabalho na área pública, sua produção literária, ouvir muita música, ler livros - os bons e outros nem tanto.

​

Paralelamente, escreve com constância em seu blog Clayton Craveiro "Café na Caneca", colocando suas impressões sobre o cotidiano, política, costumes, futebol e tudo o que vier.

 

Publica regularmente em seu canal no YouTube vídeos leitura de textos autorais e de autores consagrados.

​

Atualmente é membro da ALJODE - Academia de Letras Joaquim Osório Duque Estrada em Paty do Alferes, ocupando a cadeira de número 25 cujo patrono é Fernando Pessoa. Para a Academia criou, desenvolveu e dirigiu a série de entrevistas chamada "Os Acadêmicos", com objetivo de dar visibilidade aos produtores de literatura da entidade.

​

Participa ainda do "CHÁRAU das 5", evento virtual no Instagram (@fabiokleine) onde tem a oportunidade de integrar um grupo especial de entusiastas da música e cultura brasileira, onde são homenageados grandes artistas da música nacional através de declamações de poesias autorais ou letras e covers de músicas consagradas.

 

 

 

QUER SABER MAIS ?
bottom of page